Série: Doenças Tratadas pela Scope - Síndrome do Cólon Irritável

Desconforto abdominal, cólicas, prisões de ventre, diarreia e aumento dos movimentos intestinais, são alguns dos sintomas da SÍNDROME DO CÓLON IRRITÁVEL. Ela acomete 15% da população em geral.

No Brasil, é o diagnóstico mais comum dos que procuram os gastroenterologistas. O DIAGNÓSTICO é baseado nos sintomas, na ausência de sinais relevantes no exame físico e, principalmente, na visualização direta do intestino através da colonoscopia.

Diversas são as CAUSAS que podem estimular esta síndrome: deficiência de lactose, alergia ao glúten, endometriose, diarreia, dieta alimentar irregular e hipersensibilidade nas paredes intestinais, são algumas delas. O estresse emocional pode agravar o quadro.

Com algumas DICAS, poderemos amenizar os sintomas, lembrando que a consulta médica é fundamental para o diagnóstico, visto que outras doenças podem ser confundidas com a Síndrome do Cólon Irritável:

• Faça uma dieta balanceada, rica em fibras;
  • Procure utilizar técnicas de relaxamento ou terapia comportamental;
  • Evite a ingestão de alimentos gordurosos, cafeína, álcool e condimentos;
  • Evite alimentos que provocam gases, como: feijão, repolho, couve-flor, brócolis e outros;
  • Evite alguns tipos de açúcar, como sorbitol (utilizado em adoçantes) e frutose (presente em mel e algumas frutas). Eles podem causar cólicas e diarreias;
  • Controle as situações de estresse;
  • Melhore a qualidade de vida.

A Síndrome do Cólon Irritável é uma doença comum, que precisa ser reconhecida e tratada adequadamente.

Agende seu horário:

- (67) 98193-0111 (WhatsApp)

- (67) 3325-6040

Fonte: rededorsaoluiz.com.br