SÉRIE: Doenças Tratadas pela Clínica Scope - Doença de Crohn

A DOENÇA DE CROHN é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon) e habitualmente causa diarreia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente.

Os SINTOMAS podem variar de leve à grave, mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva.

A Doença de Crohn é crônica.

O TRATAMENTO é feito através de medicamentos que reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença.

A causa da enfermidade é desconhecida, mas não estão descartadas as hipóteses de que seja provocada pela desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. Fatores genéticos, ambientais, dietéticos ou infecciosos também podem estar envolvidos.

Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir as crises:

• Não fume;
  • Pratique atividade física moderada;
  • Procure identificar os alimentos que lhe fazem mal e evite os que podem agravar os sintomas;
  • Controle o peso;
  • Evite, na medida do possível, situações de estresse;
  • Reduza a ingestão de alimentos gordurosos de origem animal e de alimentos ricos em fibra;
  • Peça a orientação de um nutricionista para selecionar uma dieta balanceada.

Consulte a Clínica Scope caso note alguma alteração, lembrando sempre que aqui você é tratado com cuidado, atenção e com o profissionalismo que você merece.

Agende sua consulta para uma avaliação através do nosso WhatsApp:
- (67) 98193-0111

Fonte: abcd.org.br