SÉRIE: Doenças Tratadas pela Clínica Scope - Diverticulite e Diverticulose

Diverticulite e Diverticulose

A DIVERTICULITE é uma doença que se instala quando os divertículos (saliências gastrointestinais que retêm pequenas quantidades de fezes) ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar abscesso ou perfuração. Ali, uma pequena quantidade de fezes pode se instalar e colônias de bactérias podem se alojar.

Quando há a presença de numerosos divertículos no intestino, dá-se o nome de DIVERTICULOSE.

Acredita-se que grande parte da população com mais de 60 anos seja portadora assintomática dessa condição.

Entre as CAUSAS DE DIVERTICULOSE destacam-se:

- Envelhecimento e a consequente perda de elasticidade da musculatura intestinal;

- Dieta alimentar pobre em fibras;

- Aumento da pressão no interior do cólon;

- Predisposição genética.

Geralmente, trata-se de uma doença silenciosa, só é descoberta em uma investigação casual.

Quando os sintomas aparecem, são queixas inespecíficas de desconforto abdominal, mais do lado esquerdo, prisão de ventre e alterações dos hábitos intestinais.

Quando se trata da fase aguda, a diverticulite é um sinal de complicação nos divertículos.

Neste caso, os SINTOMAS MAIS IMPORTANTES são:

- Dor abaixo do umbigo, que se desloca para o quadrante inferior esquerdo do abdômen;

- Prisão de ventre (constipação);

- Diarreia;

- Sangue nas fezes;

- Dificuldade para urinar;

- Febre;

- Náuseas e vômitos;

- Fístulas;

- Sangramentos.

Geralmente, o TRATAMENTO INICIAL DA DIVERTICULITE associa dieta leve e líquida à prescrição de analgésicos e antibióticos. Lembrando sempre que somente a avaliação médica encaminha com segurança o tratamento adequado.

Ao sinal de qualquer sintoma ou caso queira fazer seu check-up, agende sua consulta:

• (67) 98193-0111 (WhatsApp)
  • (67) 3325-6040