Retocolite Ulcerativa/Colite ulcerativa


Retocolite Ulcerativa/Colite ulcerativa

O que é

A retocolite ulcerativa (rcui) ou colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal (dii) que acomete a mucosa (revestimento interno) do cólon, no intestino grosso, ou no reto. 

A doença é classificada, de acordo com a área acometida. Afetando a parte inferior do cólon e reto é classificada como proctite ulcerativa. Caso a doença afete apenas o lado esquerdo do cólon é chamada de colite distal, e se envolver todo o cólon é diagnosticado como pancolite. 

Existe risco aumentado para o câncer de intestino em função do processo inflamatório crônico. A colonoscopia é indicada para acompanhamento da doença e a periodicidade deve ser indicada pela Equipe médica assistente. 

Sintomas

Os primeiros sintomas de retocolite ulcerativa são:

  • Evacuações diarreicas com sangue;
  • Desejo urgente de evacuar;
  • Dor Abdominal
  • Odor fétido;
  • Febre.

Causas 

As causas da retocolite ulcerativa são desconhecidas, mas sabe-se que não é transmissível. 

Tratamento

A retocolite ulcerativa (rcui) é uma doença crônica e não possui cura. O tratamento, através dos medicamentos disponíveis, reduz a inflamação e tem por finalidade controlar os sintomas. 

A escolha do tratamento com medicamentos é decidida de acordo com a extensão da doença, com a idade ao diagnóstico, com o grau de atividade inflamatória à colonoscopia, com a eventual falha terapêutica às medicações previamente utilizadas. Ocorrência de efeitos colaterais e coexistência de manifestações extra-intestinais também são fatores considerados. 

Há espaço para o tratamento cirúrgico da retocolite ulcerativa que pode consistir na retirada de parte acometida pela doença preservando-se ou retirando-se também o reto. Neste caso uma operação delicada chamada proctocolectomia total com confecção de bolsa ileal como substituto ao intestino grosso e reto doentes pode ser empregada, habitualmente realizada por acesso vídeo-laparoscópico ou robótico.

Fonte: Hospital Israelita A. Einstein

Observação: as informações exibidas descrevem o que geralmente acontece com uma condição clínica, mas não se aplicam a todas as pessoas. Essas informações não são uma consulta médica. Portanto, entre em contato com um profissional da área de saúde se você apresentar um problema médico. Se você acredita ter uma emergência médica, ligue para seu médico ou para um número de emergência imediatamente.



Clinica Scope - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Equipe A e Design Maxximus Publicidade e Propaganda