Punção por Ecoendoscopia

Punção por Ecoendoscopia de lesão sólida de cabeça de Pâncreas medindo 18 mm, com agulha (do tipo FNB), com objetivo de se aumentar o rendimento diagnóstico. Histopatológico confirmou adenocarcinoma pancreático.

A importância da Ecoendoscopia com punção por agulha no diagnóstico de doenças pancreáticas
Bem sabemos que mesmo nos dias de hoje, encontrar um diagnóstico preciso para o tumor na região pancreática ainda é um desafio.
A ecoendoscopia é considerada o exame padrão-ouro para a investigação do pâncreas, fornecendo dados sobre a morfologia de lesões e possibilitando, por meio da punção por agulha, guiada em tempo real, a colheita de material para avaliação citológica e dos marcadores tumorais.
Por meio da Ecoendoscopia com Punção por Agulha o exame de referência na definição histológica das lesões peri-digestivas e/ou digestivas, ou seja, massas, nódulos ou cistos.
Atualmente existem agulhas especiais, em formatos diferentes que permitem um resultado mais satisfatório para análise mais precisa.
O tumor que atinge a cabeça do pâncreas provoca icterícia, doença que deixa a pele e os olhos amarelados (causada pela obstrução biliar). Quando o tumor avança, um alerta comum é a dor na região das costas, no início, de baixa intensidade, podendo ficar mais forte.
A modernização de materiais e equipamentos permitem que nossa equipe de profissionais atenda cada vez com mais precisão nossos pacientes, e assim, ter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado e rápido.