Drenagem de Pseudocisto pancreático


Drenagem de Pseudocisto pancreático por drenagem endoscópica transmural. Paciente com pancreatite há seis semanas, precisa de drenagem por eco endoscopia através de prótese eco guiada.
 
A importância no procedimento de drenagem endoscópica de pseudocisto pancreático
Os pseudocistos pancreáticos são complicações relativamente comuns em pacientes adultos com pancreatite. A drenagem endoscópica transmural se apresentou como terapêutica eficaz, com baixo índice de complicações, mortalidade nula e pequeno tempo de internação hospitalar.
O pseudocisto pancreático, ou falso cisto de pâncreas, é uma coleção de líquidos similar à de um cisto pancreático quando analisado em exames de imagem, porém distingue-se do cisto verdadeiro por causa do tipo de revestimento. Diferentemente do cisto pancreático de verdade, o pseudocisto não tem revestimento epitelial, sendo recoberto por tecido granuloso. 
Tal condição pode ser causada por múltiplos fatores, incluindo trauma abdominal e pancreatite aguda ou crônica. A parede de um falso cisto de pâncreas é fibrosa e vascular, encapsulada na área ao redor do órgão. A formação é composta por um acúmulo de fluido que reúne sangue hemolizado, enzimas pancreáticas e, também, resíduos necróticos de tecidos adjacentes ao pâncreas.
Nos casos de pancreatites agudas, é possível que aconteça a obstrução de ductos pancreáticos. Isso favorece o extravasamento das enzimas do pâncreas, desencadeando a digestão de tecidos vizinhos e gerando acúmulos de líquidos na região. 
Os principais sintomas de pseudocisto pancreático são dores abdominais agudas, má digestão dos alimentos, sensação persistente de peso e inchaço. O quadro pode se agravar diante de complicações como infecção do pseudocisto pancreático, sangramento ou, até mesmo, obstrução por compressão de partes do intestino.
O tratamento de pequenos pseudocistos pancreáticos costuma ser conservador e sintomático, mas, na maioria dos casos, é necessário recorrer a métodos mais efetivos, como laparoscopia, drenagem do pseudocisto e/ou cirurgia. O procedimento cirúrgico consiste em criar uma conexão entre o pseudocisto pancreático e o estômago ou uma alça intestinal adjacente, fazendo assim com que seu conteúdo líquido seja liberado para alguma dessas cavidades.


Clinica Scope - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Equipe A e Design Maxximus Publicidade e Propaganda