Doença de Crohn


Doença de Crohn

O que é

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal (dii) e se caracteriza pela inflamação do aparelho digestivo que afeta na maioria dos casos o íleo (parte final do intestino delgado) e o cólon (intestino grosso). Pode se manifestar em qualquer parte do trato gastrointestinal, incluindo a boca (aftas orais recorrentes) e a região anal (fissuras e fístulas).

A anemia (quantidade insuficiente de ferro no organismo) pode ser uma consequência: com o intestino prejudicado, a absorção de nutrientes é reduzida, o que explica a falta desse mineral.

Incidência 

Nos Estados Unidos são registrados, em média, 16 casos para cada 100 mil indivíduos. A estimativa para a América do Sul é de um caso para cada 200 mil habitantes. A doença é mais prevalente na faixa etária dos 20 anos e também em torno dos 40 ou 50 anos e atinge igualmente ambos os sexos.

Embora as causas ainda sejam desconhecidas, sabe-se que a inflamação gastrointestinal tem caráter autoimune: em vez de identificar e destruir substâncias estranhas e prejudiciais ao organismo, o sistema imunológico ataca células do intestino.

Sintomas

Os principais sinais da doença de Crohn são:

  • Diarreia;
  • Dores abdominais;
  • Febre;
  • Sangramento anal/Presença de sangue nas fezes;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Lesões na pele;
  • Inflamações oculares.

Os sintomas irão depender da apresentação da doença, de leve à grave. A alteração na qualidade de vida dos pacientes é diretamente proporcional à gravidade da doença. Muitas vezes é necessária internação para controle de sintomas. A resposta dos sintomas ao tratamento é variável de paciente para paciente e de época para época para o mesmo paciente, sendo que na maioria das vezes há resposta satisfatória ao tratamento com consequente retorno da qualidade de vida de capacidade de trabalho. 

“É essencial procurar um especialista, principalmente se os sintomas estiverem se tornando recorrentes, a fim de não confundir com uma infecção intestinal simples”, alerta o dr. Jaime Zaladek Gil. A doença pode avançar de maneira crônica, principalmente se o diagnóstico não for realizado precocemente.

Causa

A doença de Crohn é crônica e de causa desconhecida, mas sabe-se que não é transmissível.  

Diagnóstico ?

A ferramenta mais importante para uma correta identificação dessa doença é o relato clínico do paciente. Além disso, os médicos podem pedir exames, como endoscopia e tomografia computadorizada, que revelam áreas de inflamação e de redução do calibre do intestino; ou, ainda, biópsia endoscópica, para confirmar o quadro.

Tratamento

A doença de Crohn é uma doença crônica e não possui cura. O tratamento, através dos medicamentos disponíveis, reduz a inflamação e tem por finalidade controlar os sintomas. 

A escolha do tratamento com medicamentos é decidida de acordo com a extensão da doença, com a idade ao diagnóstico, com o grau de atividade inflamatória à colonoscopia e com a eventual falha terapêutica às medicações previamente utilizadas. Ocorrência de efeitos colaterais e coexistência de manifestações extra-intestinais também são fatores considerados. Pacientes com apresentação branda e moderada são tratados de forma ambulatorial, enquanto os casos graves exigem internação hospitalar para uso de medicação endovenosa.

Alguns pacientes precisam ser submetidos a tratamento cirúrgico inicial de modo a prepara-lo para o tratamento clínico, com medicamentos. Mesmo uma cirurgia não cura o paciente mas melhora consideravelmente as complicações que ocorrem em decorrência do processo inflamatório persistente. 

Fonte: Hospital Israelita A. Einstein

Observação: as informações exibidas descrevem o que geralmente acontece com uma condição clínica, mas não se aplicam a todas as pessoas. Essas informações não são uma consulta médica. Portanto, entre em contato com um profissional da área de saúde se você apresentar um problema médico. Se você acredita ter uma emergência médica, ligue para seu médico ou para um número de emergência imediatamente.



Clinica Scope - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Equipe A e Design Maxximus Publicidade e Propaganda