Promover a qualidade e segurança do paciente deve ser o objetivo de qualquer instituição de saúde. A Acreditação te permite a melhoria contínua desses fatores.
Qualquer instituição de saúde preza pela segurança do paciente e quer ter a qualidade do seu atendimento reconhecida. A Acreditação permite que seu trabalho seja valorizado não só pelo paciente, mas pela equipe e pelo mercado.
O que é a Acreditação?
Todos já devem saber, mas vale relembrar. A Acreditação é um processo que visa a certificação de qualidade da instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA).
Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.
O processo de acreditação assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis. É um processo destinado a:
– Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde (Hospitais, Ambulatórios e Clínicas, Pronto Atendimento, Laboratórios, Clínicas de Imunização, Bancos de Sangue, Bancos de Cordão Umbilical, entre outros);
– Serviços Odontológicos
– Serviços de Saúde (Lavanderias, Serviços de Manipulação de Nutrição Parenteral e Quimioterápicos, Serviços de Esterilização de Materiais)
– Programas da Saúde e Prevenção de Riscos.
Quais são os benefícios da Acreditação para a instituição de saúde?
Os principais benefícios da Acreditação para a instituição e a segurança do paciente são:
– Melhoria contínua: Como já citamos este é um processo que visa a melhoria contínua da Segurança do paciente e dos resultados assistenciais.
– Diminuição de retrabalho e redução de custos: Seguir corretamente a metodologia da ONA permite que a instituição diminua erros que aumentam gastos e retrabalho.
– Integração entre os setores e processos: Toda instituição é um sistema formado por várias partes. A Acreditação faz com que todos os setores trabalhem em conjunto tendo o mesmo objetivo.
– Controle dos processos e compromisso com o resultado: Instala-se uma visão geral do processo permitindo maior controle e organização dos resultados.
– Visibilidade no mercado: A instituição passa a ser reconhecida pela sua excelência em qualidade.
– Identificação de riscos e oportunidades: Permite corrigir os erros antes que eles aconteçam e aproveitar as oportunidades antes dos seus concorrentes.
– Diferencial competitivo: Saia na frente da concorrência provando sua qualidade em saúde.
– Credibilidade: Você ganhará credibilidade de médicos e pacientes.
– Oportunidade de reajuste de tabela: Reajuste de IPCA de 105%, 100% ou 85% dependendo dos resultados do Fator de Qualidade
E estes são apenas alguns dos benefícios percebidos pelas instituições de saúde Acreditadas pela ONA/IBES. Pense sempre que, muito além de um processo institucional, a Acreditação deve ser realizada visando a segurança do paciente e a qualidade do atendimento.
Fontes: http://www.ibes.med.br / https://www.ona.org.br