Avaliação de Hepatopatia crônica e nódulo Hepático por Ecoendoscopia. O recurso de imagem para ver a microvasculatura da lesão auxilia muito para predizer sua natureza. Realizada punção tipo biópsia (FNB) com agulha calibrosa de 19G.
Avaliação de Hepatopatia crônica e nódulo Hepático por Ecoendoscopia
Uma grande variedade de tumores benignos e malignos ocorre no fígado. Embora a caracterização de lesões hepáticas focais possa ser um desafio para o radiologista, a maioria das lesões se apresenta com características de imagem que permitem o seu diagnóstico.
A ecoendoscopia com punção aspirativa por agulhas de biópsia (FNB) tem o objetivo de manter a arquitetura do tecido, possibilitando um maior rendimento diagnóstico. Trata-se do procedimento padrão para aquisição de material de lesões adjacentes ao trato gastrointestinal incluindo pâncreas, fígado, adrenal, linfonodos e lesões subepiteliais gastrointestinais.
Também pode realizar a avaliação de Hepatopatia crônica e nódulo Hepático por Ecoendoscopia. O recurso de imagem para ver a microvasculatura da lesão auxilia muito para predizer sua natureza. Realizada punção tipo biópsia (FNB) com agulha calibrosa de 19G.
Entre os diversos casos desafiadores para fins de diagnóstico na Clínica Scope, citamos este que engloba a avaliação de Hepatopatia crônica que veio para a ecoendoscopia para avaliação da parede hepática.
Realizamos biopsia por punção de fígado e avaliação de um nódulo, ao qual o recurso de imagem mostra, de maneira mais clara, a microvasculatura, o arcabouço vascular desse nódulo que foi seguido também de uma biópsia tipo FNB.