Avaliação de Hipertensão portal


Avaliação de Hipertensão portal e Hepatopatia crônica por Ecoendoscopia. Foi aferido o gradiente de pressão portal + biópsia hepática no mesmo procedimento


Avaliação de Hipertensão portal e Hepatopatia crônica por Ecoendoscopia e pressão portal mais biópsia hepática no mesmo procedimento
A hipertensão portal é definida como a elevação do gradiente de pressão venosa hepática > 5 mmHg, sendo uma complicação de várias doenças, como a cirrose, a esquistossomose, neoplasias do fígado, das vias biliares ou do pâncreas, fenômenos tromboembólicos da veia porta e moléstias supra-hepáticas, como insuficiência cardíaca direita e oclusão da veia cava inferior, por trombos ou tumores.
A doença hepática crônica (DHC) ocorre quando o fígado é exposto a diversas formas de lesão, que persistem por no mínimo 6 meses. Há múltiplas causas, sendo as principais as hepatites, a esteatose hepática e a hepatopatia alcoólica.
Existem etiologias que geram uma doença hepática crônica mais leve e lentificada, e existem as mais graves, que rapidamente progridem e culminam em cirrose, o último estágio da DHC antes da insuficiência hepática.
Entre casos atendidos na Clínica Scope, recebemos com muita atenção e cuidado, um caso de um paciente Hipertensão portal e Hepatopatia crônica através da Ecoendoscopia. Um paciente sem sinais clínicos laboratoriais e imagens inequívocos de Hipertensão portal. Então durante a realização da endoscopia tem a punção da veia portal e por meio de um dispositivo de medidos de pressão conseguimos medir o gradiente de pressão venosa do portal para confirmar e no mesmo procedimento é possível realizar a biópsia hepática por punção para avaliar a parede hepática. 



Clinica Scope - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Equipe A e Design Maxximus Publicidade e Propaganda