Abordagem Ecoendoscópica de Lesão cística Pancreática: Estudo com Endomicroscopia confocal + punção aspirativa.
Diagnóstico por meio da Ecoendoscopia com punção por agulha e Endomicrocopia confocal com punção aspirativa
A Ecoendoscopia com punção por agulha permite ao médico examinar o revestimento do estômago bem como as paredes do trato gastrointestinal alto e baixo. O trato alto é o esôfago, estômago e duodeno; o trato baixo inclui o cólon e reto.
A ecoendoscopia é realizada da mesma maneira que uma endoscopia digestiva. Exige jejum de oito horas quando o estudo envolve trato gastrointestinal alto, ou preparo intestinal, quando envolve trato gastrointestinal baixo. A ecoendoscopia é realizada sob sedação endovenosa por anestesista.
Por meio deste importante exame, citamos, para exemplificar, um caso de diagnóstico de Lesão Cística Pancreática em nossa paciente, de 73 anos. Foi realizado o estudo da lesão após a pulsão da mesma, a retirada do cisto para análise Endomicroscopia confocal a laser, ou seja, uma tecnologia que passa por meio da agulha, após o paciente receber contraste a base de fluoresceína sódica. Essa tecnologia aumenta mais de 400 vezes a celularidade desse cisto.
Toda tecnologia envolvendo o exame permitiu que a equipe médica tivesse a nitidez necessária para obter um diagnóstico preciso.