No estômago ou intestino, detecção de lesões precoces é o melhor caminho para se evitar um câncer.


Doutor em Endoscopia Digestiva e Gastroenterologia pela UNIFESP, pós doutorado BIDMC/ Harvard Medical School; membro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva pela SOBED e sociedade americana de endoscopia digestiva – ASGE, Marcelo de Souza Cury é um dos médicos gastroenterologistas e endoscopistas do quadro da Clínica Scope.

 

Um dos focos de atenção principal do médico gastroenterologia Marcelo Cury é a área de prevenção ao câncer de intestino e estômago. Estudioso do tema, Dr. Marcelo explica a diferença de cada um deles e o trabalho que a Clínica Scope tem feito: de priorizar a detecção precoce das lesões.

Mas o que é um câncer?

Dr. Marcelo explica que as causas são multifatoriais e o mecanismo que leva o paciente a ter a doença é muito complexo. “Cada célula tem um gene que manda ela se reproduzir e mais de um gene que controla essa reprodução. Para virar um câncer, tem que ter falha em vários desses mecanismos celulares”.

Um processo inflamatório crônico, por exemplo, que a vida inteira está ali incomodando pode, dependendo da tendência genética e do estilo de alimentação do paciente, apresentar uma falha que pode vir a se tornar um câncer.

Como detectar?

O câncer de intestino apresenta sinais, chamados marcadores, que são vistos mais facilmente nos exames. Os ‘pólipos’ que seriam quase como verrugas, quando benignos, são retirados e previne o paciente de desenvolver a doença.

Ao contrário do câncer do intestino, o de estômago ainda não tem marcador e acaba, infelizmente, sendo detectado quando já está avançado.

“Nossa missão é de detectar antes de avançar, quando está em fase inicial e aí a chance de cura beira 100%”, afirma o médico. E a forma de detectá-los é através dos exames de endoscopia.

“O paciente tem que se consultar para avaliarmos a necessidade do exame. O melhor para o estômago é a Endoscopia Digestiva Alta”, explica.

Já para o de intestino, o exame indicado é a colonoscopia. “Se examina com aparelho flexível, diferente da endoscopia, mas tem os mesmos princípios”, compara.

Incidência:

O câncer tanto de intestino quanto de estômago ainda atinge mais homens e com idade mais avançada.

“O de estômago era um dos mais prevalecentes em todo mundo, por conta de fatores genéticos e do ambiente. Com a evolução da sociedade, houve a diminuição da incidência. Nós, enquanto Brasil, ainda estamos vivendo uma situação intermediária”, avalia Dr. Marcelo.

Prevenção:

De uma forma simples e objetiva, Dr. Marcelo explica que sempre ouve pacientes perguntarem: ‘que dieta devo fazer’? Mas corrige e sugere a troca da “dieta” pelo estilo de vida saudável.

“O que é o estilo de vida saudável? Praticar exercícios, ter uma alimentação saudável e fracionada, aumentar a quantidade de produtos in natura e diminuir o consumo de alimentos processados. Isso certamente vai melhorar e diminuir a incidência dessas doenças”, frisa.

Na Scope, a primeira ação tomada foi de melhorar a qualidade usada nos aparelhos, todos eles em alta resolução. “Fazemos treinamentos periódicos de toda equipe para não deixar passar as lesões iniciais, que às vezes são difíceis de ver”.

 

 



Clinica Scope - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Equipe A e Design Maxximus Publicidade e Propaganda