A importância de Enteroscopia: um exame complementar que enxerga mais longe, dentro de você


Dr. Geraldo Ferreira Hemerly Elias é Médico gastroenterologista e endoscopista do quadro da Clínica Scope formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem residência em Gastroenterologia Clínica pelo Hospital do Servidor Público de SP, fez treinamento em Endoscopia pela UNIFESP, realizou estágio por dois meses no Hospital Beth Israel Medical Center e atua na Clínica Scope realizando exames de Colonoscopia, Colangiografia, Colocação de Próteses Biliares e Esofágicas, Enteroscopia.

 

Dr. Geraldo Elias Um exame considerado novo no hall do que a tecnologia junto da Medicina podem trazer ao paciente. A enteroscopia tem cerca de 10 anos e em Campo Grande, a Scope foi uma das pioneiras em trazê-la aos pacientes.

Enteroscopista, Dr. Geraldo explica que o aparelho mais longo tem a proposta de atingir um segmento maior e mais distante do que é feito, normalmente, com a endoscopia e colonoscopia, podendo ser feito via retal ou pela boca.

“O aparelho digestivo é um único tubo, da boca ao ânus, só que você não consegue contemplar todos os segmentos com a endoscopia e a colonoscopia, então o enteroscópico tem a proposta de ir mais além”, descreve.

Qual a indicação?

O exame é considerado complementar e pedido pelo médico apenas diante de uma queixa importante, como: sangramento nas fezes não explicado nem na endoscopia e nem na colonoscopia. “É pedido quando você tem uma evidência contundente e que não foi vista em nenhum dos dois exames, é para complementar”, enfatiza o médico.

A enteroscopia tem o mesmo princípio da endoscopia, é um aparelho que transmite imagens para o monitor a medida em que o tubo digestivo é analisado. O preparo varia de acordo com a indicação.

 

 

 



Clinica Scope - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Equipe A e Design Maxximus Publicidade e Propaganda