R. Maracajú, 1148 - Centro 0800-605-6040 Técnico Responsável: Dr. Paulo Cury | CRM-MS 1522

Rastreamento do Câncer – Cólo Retal – Detecção Precoce

Matérias | 14.set.2015

Em recente artigo publicado pela Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal, pelo Professor de Medicina da Universidade Indiana, de Indianópolis (USA), Douglas K. Rex, comentou sobre o screening ou detecção precoce do câncer cólo-retal e afirmou que este sistemático rastreamento mostra-se efetivo em reduzir a mortalidade por esta enfermidade.

rastreamento (screening) significa a procura sistemática de lesões precoces do cólon em pessoas assintomáticas e naqueles que estão na faixa de risco, muito embora, não tenham histórico de adenomas ou câncer de cólon. Isto pode ajudar a detectar o câncer em qualquer estágio que se encontre. Existem fatores que devem ser considerados no sentido de não ser retardado o diagnóstico de lesões, tanto malignas, como benignas.

pesquisa de sangue oculto nas fezes mostra-se efetiva no rastreamento dessas lesões e deve ser levada em consideração como uma opção em pacientes que tem mais risco. Outro sinal que deve ser muito bem avaliado, tanto pelo profissional médico, como pelo paciente é o sangramento retal. Atribuir a esses sangramentos como sendo provenientes de hemorróidas é lamentável, um risco muito grande e um erro muito comum. Devem ser consideradas também, qualquer alteração no ritmo e hábito intestinal, modificações nas fezes, diarréias ou dificuldades para evacuação.

Como fatores de risco para o câncer colo retal , a idade é o fator dominante. Todas as correntes médicas recomendam que o screening comece aos 50 anos para pessoas que não apresentam qualquer fator de risco. Embora, apenas 7% dos carcinomas de cólon ocorram em pessoas abaixo dos 50 anos. Jovens não podem se descuidar, pois uma colonoscopia diagnóstica deve ser efetuada em pessoas de qualquer idade, desde que apresentam qualquer tipo de sangramento reto anal ou algum sinal sugestivo de neoplasias.

Comentários fechados

Envie uma mensagem