Ultrassom Abdome Total


Ultrassom do abdome total tem a finalidade de avaliar fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, intestino, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais para determinar a causa de dor abdominal, localizar cálculos na vesícula e vias biliares ou nos rins e vias urinárias.

Avaliar a presença de tumores, cistos e abscessos; dilatações ou estreitamento das principais artérias do abdome. Nas mulheres, esse exame permite, também, examinar o útero, as trompas uterinas e os ovários, pesquisar as causas para dor pélvica, sangramento menstrual anormal, diagnóstico de cistos e tumores de ovário de útero e de bexiga. Nos homens, permite a visualização da próstata, bexiga e vesículas seminais, ajudando na detecção de doenças prostáticas, como aumento da próstata, presença de nódulos e câncer. Pode ajudar no diagnóstico de infertilidade masculina. É feita a medida do volume prostático e a estimativa do resíduo de urina após a micção. Também pode ser utilizado para a localização de cálculos urinários e tumores de bexiga.

Preparo

Recomenda-se:

Crianças de até 3 anos: não precisam de preparo;

De 3 a 7 anos: jejum de 3 horas

Acima de 7 anos: jejum de 6 a 8 horas.

Água e  medicamentos habituais são liberados. Dependendo da finalidade do exame, o paciente poderá ser orientado a tomar alguma medicação antigases no dia anterior ao exame. O exame é indolor, não invasivo e não utiliza raios X. Se tiver resultados de exames anteriores de imagem de abdome ou pélvico, como radiografias, ultrassonografias, tomografias ou ressonâncias magnéticas, pode ser útil informar à clínica de diagnóstico por imagem e radiologia e leva-los no dia do exame. 

Possíveis reações

Nenhuma.

Contraindicações

Nenhuma. Obesidade de grande intensidade e a presença de gases no intestino podem dificultar a visualização dos órgãos.

Cuidados após o exame

Não é necessário nenhum cuidado específico.

 



Clinica Scope - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por