Endometriose Intestinal

A ENDOMETRIOSE INTESTINAL é uma doença na qual o endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, cresce no intestino dificultando seu bom funcionamento e causando sintomas como a alteração dos hábitos intestinais e dor abdominal intensa, especialmente durante a menstruação.

As possíveis CAUSAS da endometriose intestinal não são totalmente conhecidas. O que se sabe é que durante a menstruação o sangue com células endometriais, ao invés de ser eliminado pelo colo do útero, pode retornar no sentido contrário e atingir o intestino e outros órgãos, causando uma inflamação crônica nestas áreas.

Na maioria dos casos, a endometriose intestinal não causa SINTOMAS, mas quando estão presentes, algumas mulheres podem sentir:

- Dificuldade para evacuar;
- Dor no abdome durante o contato íntimo;
- Dor na parte inferior do abdome;
- Diarreia persistente;
- Dor persistente durante a menstruação;
- Presença de sangue nas fezes.

Para o DIAGNÓSTICO de endometriose intestinal, o gastroenterologista utiliza de exames de imagens que vão auxiliar a descartar outras doenças intestinais que podem ter sintomas semelhantes como os da síndrome do intestino irritável, apendicite e doença de Crohn, por exemplo.

Após a confirmação do diagnóstico, em alguns casos, o médico pode recomendar a realização de cirurgia (que pode ser por laparoscopia) para alívio dos sintomas e retirada do tecido endometrial. Em seguida, pode ser necessário que o tratamento continue por meio de medicamentos e reguladores hormonais, o que mostra também a importância do acompanhamento com ginecologista e exames regulares para monitorar a recuperação e observar possíveis novos focos da doença.

Mulheres, fiquem atentas à sua saúde!

.
(67) 98193-0111 (WhatsApp)